5 de jan. de 2015

Acupuntura Contato – “Tratamento da Circulação pobre nas extremidades”

Série: Takahiro Funamizu - Acupuntura Contato, 2º artigo.
連載:船水隆広先生の刺さない鍼で女性のお悩み解決!
第2回 刺さない鍼による「冷え性治療」



冷えの原因は血の巡り

Takahiro Funamizu Sensei
Circulação sanguínea pobre causa frio nas extremidades.
Muitas mulheres enfrentam problemas como pontas dos dedos e pés frios. Para esses casos, a Acupuntura Contato apresenta uma abordagem com soluções, inclusive para pacientes idosos e para pessoas que têm resistência à acupuntura convencional.

A causa do frio nas extremidades está ligada à circulação sanguínea pobre e isto se deve ao estresse que afeta o fígado. Na verdade, o fígado tem o papel de enviar o sangue para os membros, logo que acordamos. Assim, quando enfraquecido, o fígado já não envia o sangue suficiente, fazendo com que o frio apareça. Além disso, o estresse afeta a contração dos vasos sanguíneos, tornando assim a circulação ainda pior.

Há dois tipos de frio: “frio por ondas de calor” e “frio crônico”. Se ondas de calor percorrem o corpo e não chegam as extremidades, é indicado estabelecer um equilíbrio promovendo um fluxo, descendo o calor que se acumula no corpo.

刺さない鍼で“冷え”にアプローチ

A abordagem do "frio" na acupuntura contato

Pode-se usar a ferramenta “tenshin” de ouro, prata, titânio e aço inoxidável. Deve-se evitar, nesse caso, o tenshin de platina e o de cobre, já que são eficazes para sedar o calor.

1- Canal do Rim da perna

Faça um toque suave, no sentido da extremidade para cabeça. Por ser canal Yin, sugere-se não usar um estímulo muito forte.

Passe cerca de 5 vezes do R-3 ao R-10. No caso de pessoas sensíveis, estimular por 3 vezes já estará bom.  Pressione firme e consciente os pontos R-3 (Taixi) e R-7 (fuliu).


2- VG-20 (Bai Hui) – Cem Encontros












Este ponto é indicado e eficaz, para casos de extremidades frias e acúmulo de calor na cabeça. Deve-se utilizar a acupuntura contato, direcionando o calor para baixo.

Faça uma leve pressão sobre o “teishin” no ponto VG-20, por volta de 30 segundos cada inserção. Para aumentar o efeito, pode-se girar o “tenshin”, levemente, no sentido horário.

Além disso, a abordagem ao frio é ainda mais eficaz quando usada em combinação com moxabustão.

Para aquecer rapidamente o meridiano do rim e prolongar os efeitos da acupuntura contato, usar moxa no ponto R-1 Yongquan, e também é recomendado usar a moxabustão ao redor do umbigo.

No próximo artigo, abordaremos o tratamento de edema nos pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário