O QUE É INTEGRAÇÃO CRANIOSSACRAL®?

"Integração Craniossacral® é uma terapia corporal de abordagem holística que visa o equilíbrio da flutuação do liquor no Sistema Craniossacral (craniosacral ou crânio-sacro) usando toques suaves e não invasivos. Com o Sistema Nervoso Central e Autônomo regulado, a capacidade natural de autocura do corpo é resgatada e surge um profundo relaxamento, vitalidade e sensação de bem-estar em todos os níveis.

A Terapia Integração Craniossacral® é uma modalidade de terapia complementar e integrativa que ajuda a criar condições ótimas de saúde e a facilitar as forças naturais que atuam no processo do crescimento e desenvolvimento desde a concepção.

Baseia-se no conceito da Respiração Primária desenvolvido pelo renomado osteopata americano Dr. William Sutherland e nas suas idéias sobre o Sopro da Vida e suas manifestações como diferentes ritmos harmônicos no corpo. Esses ritmos chamados de Marés, possuem ciclos de 6 a 12 por minuto (Impulso rítmico craniano), 2,5 ciclos por minuto (Maré Média) e 0,6 ciclos por minuto (Maré Longa) e podem ser percebidos pelo terapeuta por meio de treinamento adequado.

Seguindo a indicação do Dr. Becker: 'Tenha consciência da Quietude e deixe que a função fisiológica interna manifeste sua própria potência sem erros, ao invés de usar uma força externa às cegas', não são utilizadas manipulações ósteo articulares, nem manobras invasivas.

O terapeuta, ao sentir a flutuação rítmica do liquor no sistema craniossacral, sincroniza sua atenção com o movimento de inalação e exalação da Respiração Primária que se manifesta no corpo todo e coopera com as forças inerentes de homeostase, auxiliando no processo de regeneração e autocura do organismo. A partir dessa sincronização com os movimentos da Respiração Primária, terapeuta e cliente entram em um estado de meditação que pode melhorar processos biológicos somáticos, cognitivos e afetivos.

O terapeuta em quietude pode perceber com seu toque, a sensação do estado chamado NEUTRO, que é uma homogeneização de tecidos, fluidos e potência, numa experimentação do verdadeiro sentido da palavra 'holismo'.

No Neutro e na chamada Quietude Dinâmica, ocorre uma troca metabólica entre todos os fluidos do corpo e a potência contida no liquor é distribuída, revitalizando e reorganizando todo o organismo, além de permitir a melhora nos movimentos, nas circulações sanguínea e linfática e no funcionamento dos órgãos e nervos.

A abordagem biodinâmica usada na Terapia Integração Craniossacral® considera o ser humano em sua totalidade e trabalha a favor das forças de criação e manutenção da Saúde, conforme os estudos clínicos e perceptuais do Dr. James Jealous, osteopata americano que, na atualidade, segue a linhagem de Sutherland.

'A Saúde da qual falamos na Osteopatia está no centro do nosso ser e não pode aumentar ou diminuir em um grau maior ou menor. Em outras palavras, a Saúde no nosso corpo não adoece. A Saúde no corpo realmente transcende a morte. A Saúde no nosso corpo está 100% disponível, 24 horas por dia desde a concepção até a morte, e então ela exala. Ela não expira.'- , diz Dr. Jealous."

Marcus Evandro é massoterapeuta certificado em Terapia de Integração Craniossacral®, pelo Instituto da Quietude Dinâmica (IQD), em São Paulo, desde 2008.
.

Texto informativo e imagem extraídos de:
Insituto de Quietude Dinamica (IQD)