26 de set de 2012

AUTOMASSAGEM - Saúde, Harmonia e Cura

Uma série básica de automassagem 
“O terapeuta leva uma lanterna à essência do paciente para iluminar a verdade mais interior, 
aquele Eu Superior que o trajeto vai encontrar.
O processo de limpar o caminho para o Eu Superior é chamado de Terapia” 

A automassagem feita com disciplina e constância torna-se uma excelente ferramenta de auto cuidado tanto como complemento de tratamentos como manutenção e prevenção nos processos da busca da saúde integral.

Este artigo é composto de duas partes. A primeira consiste em:
a)introdução;
b)exercícios preliminares;
c)processo meditativo e
d)uma série de automassagem somente para o aquecimento das mãos.

A segunda parte, que tem o foco justamente no título da matéria “ Uma série básica de automassagem”, será publicada mais tarde.

a) Introdução Séries de exercícios, meditações e automassagens são técnicas compartilhadas em minhas aulas de tai ji quan e acupuntura, assim como nos atendimentos realizados em meu consultório. O intuito é, justamente, integrar corpo-mente-espírito para que o quantum energético de cura que está presente dentro de cada um possa aflorar.

Antes de começar qualquer atividade física, alguns procedimentos de alongamentos e aquecimentos devem ser adotados. E, como a automassagem envolve o fluxo energético dos meridianos, é importante que seja feita uma preparação mental para que se possa ficar mais consciente das outras dimensões: energética e emocional.

Mente concentrada, energia direcionada”, da mesma forma podemos afirmar que: quando a mente está sem foco, a energia se dispersa.

b) Exercícios Preliminares
1.Levante e alongue-se espreguiçando.
2.Solte-se girando o corpo no eixo da coluna, de um lado para o outro, com os braços soltos e os joelhos levemente flexionados. (10 vezes para cada lado, no mínimo)

c) Processo meditativo (Alinhamento e Integração)
- Objetivo: construir o estado mental de presença – autoconscientização multidimensional.
- Concentração: foco total no que está fazendo; foco no aqui-agora multidimensional.
- Postura: respiração e concentração – a postura física reflete a postura emocional e mental. Respiração solta e natural.

1.Em pé, eretos, com os pés afastados na largura dos ombros e joelhos levemente flexionados;
2.Relaxe de cima para baixo, conecte o topo da cabeça ao cosmos e o baixo ventre ao centro do planeta, atando-se às energias Yang e Yin respectivamente;
3.A ponta da língua deve tocar o palato duro (teto da boca).
4.Leve sorriso nos lábios, predisponha-se a um verdadeiro sentimento de gratidão no coração; esvazie o peito, enchendo o Tan Tien inferior (ponto central, 4 dedos abaixo do umbigo), propiciando uma respiração abdominal naturalmente.

d) Uma série de automassagem somente para as mãos.
As 10 maravilhas – técnica muito usada na china e difundida no Brasil pelo mestre Liu Pai Lin. Utiliza somente pontos das mãos e pulsos.

Essa automassagem é um excelente instrumento para promover o bem estar geral e será usada como preparação para a execução da série básica, ou como aquecimento para qualquer atividade do nosso dia-a-dia.








2 de set de 2012

TAI CHI ao alcance de todos !

Woo - Mestre da Disciplina e Perseverança
O Tai Chi Chuan, reconhecido como um grande veículo na busca da saúde mental, física e espiritual, tem sua presença registrada em Brasília há 38 anos, como iniciativa do mestre Moo Chong Woo.

Nascido em Taiwan, brasileiro de coração, Mestre Woo introduziu a prática diária do Tai Chi Chuan desde que aqui chegou, compartilhando seu conhecimento com todos aqueles que residem e/ou circulam todas as manhãs pela PHU-Praça da Harmonia Universal - como foi batizado o espaço entre as quadras 104 e 105 norte.

Ali é comum assistir pessoas de todas as idades e procedência exercitando-se e usufruindo os benefícios dessa prática. O mesmo ocorre entre as quadras 204 e 205 sul, 106 e 107 sul, além de outros espaços onde a prática do Tai Chi tornou-se habitual (Guará, Lago Sul, Lago Norte, Parque da Cidade, entre outros).

Ao longo dos anos, o Mestre ensinou os movimentos e orientou muitas pessoas que o acompanhavam e o acompanham até hoje, em sua disciplina e determinação. Atualmente, vários multiplicadores dedicam seu tempo a praticar e compartilhar os fundamentos do Tai Chi, dando continuidade ao trabalho do Mestre Woo.
Presença da Terceira Idade na prática do Tai Chi na PHU
Destaque (no centro) para Dª Idelaudia e Dª Lilia
(93 e 91 anos respectivamente), frequentadoras assíduas.

Turma da EQ 204/205 Sul
Toda Segunda e Quarta as 7 horas
Na verdade, isso é um grande privilégio!

Ao visitar outras cidades brasileiras e outros países, em férias ou uma estada mais longa, temos procurado informações sobre a prática do Tai Chi no local para conhecer e, talvez, poder participar das atividades. Infelizmente, constatamos que nesses lugares se pratica Tai Chi em academias ou associações, mediante pagamento de taxas ou mensalidades.

Graças a essa iniciativa e à boa vontade e dedicação dos multiplicadores, pode-se dizer que Brasília é, sem dúvida, uma das poucas cidades onde o Tai Chi é praticado ao ar livre, totalmente gratuito. Os multiplicadores são praticantes voluntários, comprometidos em manter viva e ampliar cada vez mais essa prática.
Café comunitário na PHU
Todo Sábado depois do Tai Chi das 7:30










Se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o assunto e queira usufruir da prática, veja, a seguir, os locais e horários disponíveis.
LOCAIS  e  HORÁRIOS - Tai Chi Chuan em Brasília e Goiânia

Tai Chi Praticado nos centros de Saúde do DF
Instrutores Formados pela ABT-Associação Being Tao (PHU)