O QUE É ACUPUNTURA?

Foto © skinfitness
A acupuntura ou acupunctura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa [MTC], na verdade uma das técnicas terapêuticas complementares da MTC. Consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, os "acupontos”, que fazem parte de uma rede energética chamada de Jing Luo, traduzido no ocidente como "meridianos".

Usando-se uma roupa tecida como analogia, podemos dizer que os canais maiores [Jing], seriam os fios da costura, enquanto os canais menores ou colaterais [Luo], são como se fossem a malha do tecido. Atualmente, o termo "meridiano" envolve tanto os Jing como os Luo, os quais formam as vias para a circulação do Qi [energia] e do Xuê [sangue] no organismo.

Os ancestrais chineses, do início da idade da pedra, apresentavam um conhecimento rudimentar e limitado de medicina. A sobrevivência num meio ambiente árduo e a recuperação advinda de traumas e da exposição aos elementos da natureza era, sobretudo um problema do acaso. Observava-se que pressionar, esfregar ou golpear a parte do corpo afetada, proporcionava o alivio a dor proveniente de alguma patologia. Ocasionalmente, após alguma parte do corpo ser queimada, golpeada com um pedaço de pedra pontiaguda ou cortada com espinhos, conseguia-se um alívio imediato ou o desaparecimento da dor na parte do corpo afetada. Após inúmeras repetições de tais procedimentos e da observação desses fenômenos fortuitos há milênios, estabeleceu-se a base para uma investigação racional. Os estímulos inesperados, tais como queimar ou golpear, que proporcionavam a redução da dor, foram então intencionalmente aplicados com a finalidade de curar. Assim começa, com a prática entre erros e acertos, gradualmente a descoberta dos pontos de acupuntura e de moxa, além da sensação de irradiação das linhas específicas, proporcionando a descobertas das relações interiores entre grupos de pontos com os órgãos e vísceras (Zang/Fu), e externamente com áreas específicas da superfície corpórea. Essa observação permitiu a formação da teoria dos meridianos.
Atribui-se a origem do nome "Acupuntura" a um jesuíta europeu que, retornando da China, no século XVII, adaptou os termos chineses Zhen e Jiu, juntando as palavras latinas "Acum" [agulha] e "Punctum" [picada ou punção]. A tradução literal do termo chinês, no entanto, é bem diferente. O correto seria Zhen [agulha] e Jiu [moxa] ou seja "agulha e fogo".

Apesar da tradução causar a impressão de que o terapeuta só trabalha com agulhas, na verdade, os acupontos e os canais energéticos [meridianos] podem ser estimulados por: agulhas, dedos [acupressão] - caracterizando distintas variantes da técnica de massagem chinesa tui na -, ventosa ou pelo aquecimento promovido por moxa ou Artemísia em bastão, incenso ou lã. Há, também, o método de estimulação por laser, sementes, esferas de diversos materiais [prata, ouro, cristal], apong [peça plástica ou metálica com relevos para estimular o ponto], imãs, luz colorida [cromo-acupuntura], emplastos diversos, dentre outros.

No quadro abaixo estão apresentados os sete principais métodos de tratamento da MTC.


Marcus Evandro é professor do curso regular de acupuntura da Escola Nacional de Acupuntura-DF (ENAc),  ministrando as disciplinas: EPM [Estudos de Pontos e Meridianos], TTCA [Técnicas e Terapias Complementares da Acupuntura], Diagnóstico, bem como de outros cursos livres:  Teoria e prática da Craniopuntura: Chinesa e Yamamoto e Assepsia e Fortalecimento Energético no Cuidado do Cuidador, que trabalha fundamentos do Qi Gong e da meditação.