25 de nov. de 2012

O Taijiquan de 19 formas da familia CHEN


O Taijiquan evoluiu, no mundo, em cinco estilos principais os quais são interligados com base nos mesmos princípios básicos. Cada estilo tem o nome da família que a desenvolveu. Nos Estados Unidos, os estilos criados pelas Famílias Yang, Chen e Sun são as mais praticadas. No Brasil, nasceu um sexto estilo denominado Tai chi Pai lin, que possui a mesma raiz dos demais, e foi difundido pelo mestre Liu Pai Lin.
O estilo Chen, criado por Chen Wangting, há 300 anos, é a mais antiga forma de Taijiquan. Este conjunto de formas combina movimentos fluidos, rápidos e lentos, possui bases mais baixas, com maior ênfase na espiralação e na alternância de velocidade. Pode-se dizer que é um estilo mais atlético, que contém também algumas explosões de movimento, chamadas fa jing.

Na década de 1990, o Grão Mestre Chen Xiaowang, descendente de Chen Wangting, detentor do título de Patriarca da 19ª geração da família Chen de Taijiquan, criou uma forma curta, em que as pessoas ao redor do mundo poderiam incluir em suas vidas tão ocupadas.

Para quem gosta de mais atividade, exercício de ritmo rápido ou deseja aderir às raízes tradicionais do Taijiquan , o estilo Chen pode ser o ideal, pois é útil também para desenvolver os princípios da arte marcial. Esta sequência de apenas 19 movimentos tem o objetivo de divulgar e introduzir as pessoas na prática do estilo Chen. Apesar de ser sintética e sem movimentos muito complexos ou exigentes, essa forma preserva os elementos básicos desse estilo, principalmente por ter sido feito com base no sistema tradicional denominado Lao Jia.


Taiji Chen 19 formas - Sequência completa em Português
Primeira parte:
1·  Preparação
2·  Guardião saindo do Templo 
3·  Amarrar a Vestimenta
4·  Passos a frente & postura diagonal
5·  Três Passos para Frente
6·  Cobrir a Mão e Dar um Soco(esquerda)
7·  Empurrar com as mãos
Segunda parte:
8·  Andar para Trás girando os Braços
9·  Rápido giro das Costas
10·  Cobrir a Mão e Dar um Soco(direita)
11·  Seis Ferrolhos e Quatro Fechaduras
Terceira parte
12·  Mãos como Nuvens
13·  Patada do Cavalo
14·  Chute de Calcanhar- Direito
15·  Chute de Calcanhar- Esquerdo
Quarta parte:
16·  Separar a Crina do Cavalo Selvagem
17·  A Dama de Jade Tece no Tear
18·  O Guardião Martela com o Trovão
19·  Fechamento 

Nenhum comentário:

Postar um comentário