30 de jun de 2011

As Quatro Técnicas primárias de mãos do Tai Chi

São oito movimentos básicos de mãos no Tai Chi, que se dividem em técnicas primárias e secundárias.
As quatro técnicas primárias, ou os quatro lados – peng, lu, ji e an (pronuncia-se pan, li, ti, an), tem sua tradução como: aparar, desviar, pressionar e empurrar.

Este conjunto de quatro movimentos é chamado dentro das diversas formas por:
‘Agarrar o pardal pela cauda’, ou ‘agarrando a calda do pássaro’.
Alguns o denominam de ‘Abraçar o tigre e levar para a montanha’.
Por deter as principais técnicas do tai ji e estar presente nas formas de quase todos estilos ou famílias, também é conhecido pelo nome “Pequeno Tai Chi”.

Os quatro lados (Si zheng 四正)
Péng             (aparar)
                  (desviar)
                   (pressionar)
Àn                 (empurrar)

“ A força começa no calcanhar, é controlada na cintura, materializa-se nas mãos e é exercida a partir da coluna, com atenção total.” Mestre Li Yi Yu (família WU)

A importância em se conhecer o funcionamento dessas técnicas está propriamente no aprofundamento na essência do Tai Ji Quan, já que em toda expressão dessa arte realiza-se uma das técnicas Peng, lu, ji, an, que não são ações padronizadas, mas sim conceitos.
Todo movimento de expansão, de contenção de um ataque, realiza-se a técnica Peng (aparar).
Do mesmo modo, no movimento de defesa onde desvia-se a direção da energia de ataque para um lado ou para o outro, realiza-se Lu (desviar).
Na disputa de força, na contenção de um ataque, concentra-se a defesa em só ponto, ponto esse que deslocará o adversário do seu equilíbrio em diagonal. Nesse momento realiza-se o Ji (pressionar). Essa sempre será uma técnica intermediária em que necessita-se de uma finalização. Ao deslocar o oponente, que ficará sem seu centro de equilíbrio, haverá a necessidade de usar um complemento, um movimento de ataque(An) ou mesmo de defesa (Lu).
E finalmente o ataque propriamente dito, promovendo um deslocamento direto, com a técnica An (empurrar).

Isso tudo fica mais claro com a vivência do treino do Tui Shou, movimentos espontâneos feito em dupla, onde experimenta-se a criatividade, a flexibilidade e o equilíbrio, além da concentração e do cultivo do Qi, habilidades desenvolvidas pela prática do Tai Ji Quan.

Observamos no vídeo a execução da técnica solo, após a saudação (Ti Ni) e o movimento padrão inicial do Tai Chi (também conhecido por ‘Levantar a água’).
Após a repetição de 3 vezes o peng, lu, ji, an, finaliza-se com ‘Mãos Cruzadas’, saudação final e volta-se para a ‘Postura do Princípio infinito’.

No próximo vídeo podemos observar a execução dos mesmos movimentos acima, quando da apresentação do Tai Chi 24 formas em mandala-4 direções, na comemoração do dia mundial do Taichi & Qigong em abril de 2011, na PHU - Praça da Harmonia Universal em Brasília.



OBS.:Além das práticas diárias de TAI CHI nos horários de  6h e 7h30 na PHU, entre quadra 104/105 norte, temos treinos toda segunda e quarta às 7h na entre quadra 204/205 sul. (Informações: 061-9954.7334)

Nenhum comentário:

Postar um comentário