31 de dez de 2017

24 FORMAS ESSENCIAIS DO TAI CHI CHUAN

TAI CHI CHUAN 24 FORMAS
Uma prática essencial para a saúde.

As 24 posturas simplificadas de Tai Chi Chuan (Chinês: 太极拳; pinyin: Tàijíquán), como gosta de frisar em suas orientações o mestre Moo Shong Woo: ¨Os 24 movimentos essenciais para a saúde integral do ser: corpo; mente e espírito.¨

Essa forma foi o resultado de um esforço do Comitê Esportivo Chinês, que, em 1956, reuniu quatro professores de Taiji - Chu Guiting, Cai Longyun, Fu Zhongwen e Zhang Yu - para criar uma forma simplificada de Taiji como exercício para as massas, onde usaria multiplicadores em praças públicas para difundir o Tai Chi e seus benefícios. Os criadores partiram do estilo tradicional Yang, resumindo num estilo mais palatável de formas mais simples de 24 posturas; na qual demora cerca de seis minutos para realizar e dar ao iniciante uma introdução aos elementos essenciais do Taijiquan, mantendo o sabor tradicional das formas mais longa (em geral 108 posturas).

Ainda hoje é a forma mais praticada no mundo. Foi ensinada em escolas, universidades, clínicas, associações de bairro, hospitais com o intuito de fortalecer a saúde da população prevenindo doenças e problemas físicos em geral.

 


Segue abaixo o nome das posturas.
1. Abertura - qi shi
2. Acariciar a Crina do Cavalo Selvagem(esq., dir. e esq.) - ye ma fen zong
3. Garça Branca abre as Asas - bai he liang chi
4. Escovar o Joelho e Empurrar (dir., esq. e dir.) - lou xi ao bu
5. Tocar a Pi Pa (Harpa) - shou hui pi pa
6. Recuar e Repelir o Macaco (4 vezes) - dao nian hou
7. Agarrar a Cauda do Pássaro (esq.) - lan que wei
8. Agarrar a Cauda do Pássaro (dir.) - lan que wei
9. Chicote Simples - dan bian
10. Mãos como Nuvens (3) - zuo you yun shou
11. Chicote Simples - dan bian
12. Alisar o Cavalo no alto - gao tan ma
13. Chutar com o Calcanhar Direito - you deng jiao
14. Bater nas Orelhas do Oponente com o Punho - shuang feng guan er
15. Girar o Corpo e Chutar com o Calcanhar Esquerdo - zhuan shen zuo deng jiao
16. Serpente Rastejando e Galo Dourado - xia shi du li
17. Serpente Rastejando e Galo Dourado - xia shi du li
18. mulher de Jade no Tear ( dir. e esq.) - yu nu chuan suo
19. (Procurar) Agulha no Fundo do Mar - hai di zhen
20. Abrir as asas como um leque - shan tong bei
21. Avançar o Passo, Bloquear e Socar - jin bu ban lan chui
22. Fechamento Aparente - ru feng si bi
23. Mãos Cruzadas - shi zi shou
24. Fechamento - shou shi



Regras do Tai Chi Chuan denominadas os Dez Princípios Essenciais
deixadas por Yang Chengfu:

Yang Luchan(1799–1872), era um professor influente da arte marcial de estilo interno taijiquan na China durante a segunda metade do século XIX. Ele é conhecido como o fundador do estilo Yang desta arte.

Depois de dominar a arte marcial, e aprender a técnica de Taiji da familia Chen, Yang Lu-chan foi posteriormente autorizado pelos professores para ir a Pequim e ensinar seus próprios alunos.

Em 1850, Yang foi contratado pela família Imperial para ensinar Taijiquan a eles e a várias unidades eleitas da Brigada Imperial de Manchu na Cidade Proibida de Pequim. Este foi o início da propagação do Taijiquan da arte familiar de uma pequena aldeia na China central a um fenômeno internacional. Devido à sua influência e ao número de professores que ele treinou, incluindo seus próprios descendentes, Yang é reconhecido diretamente por 4 das 5 famílias Taijiquan como tendo transmitido a arte para eles.



Yang Chengfu nasceu na famosa família Yang Taijiquan, filho de Yang Jian-hou e neto de Yang Luchan, foi um dos primeiros professores a oferecer instrução Taijiquan ao público em geral no Instituto de Pesquisa da Cultura física de Pequim de 1914 até 1928.
Chengfu é conhecido por ter "suavizado" a rotina de treinamento um pouco mais vigorosa que ele aprendeu de sua família, bem como enfatizando um "quadro grande" ou "Da Jia (大 架)" com movimentos expansivos ao pisar e usar grandes movimentos circulares com o braços. Sua forma suave e equilibrada de movimentos largos formam o padrão para o taijiquan do estilo Yang desde então.
Chengfu é o autor de dois livros sobre o estilo, métodos de aplicação de Taijiquan, publicados em 1931, e Essence and Applications of Taijiquan (Taijiquan Tiyong Quanshu), publicado em 1934. Seu segundo livro foi traduzido para o inglês em 2005.

As 10 regras Essenciais do Tai Chi Chuan
1. Suspender a cabeça pelo topo com leveza e sensibilidade Xu Ling Ding Jin
2. Esvaziar o peito Han Xiong e alongar as costas Ba Bei
3. Relaxar a cintura Song Yao
4. Distinguir entre o cheio e o vazio Fen Xu Xhi
5. Relaxar os ombros Chen Jia e soltar os cotovelos Zhui Zhou
6. Usar a mente e não a força muscular Yong Yi Bu Yong Li
7. Interligar os movimentos da parte superior e inferior do corpo Shang Xia Xiang Sui
8. Unir o interior e o exterior Nei Wai Ziang He
9. Mover-se com continuidade, sem rupturas Xiang Liau Bu Duau
10. Buscar a quietude dentro do movimento Dong Zhing Qiu Jing

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