26 de set de 2012

AUTOMASSAGEM - Saúde, Harmonia e Cura

Uma série básica de automassagem 
“O terapeuta leva uma lanterna à essência do paciente para iluminar a verdade mais interior, 
aquele Eu Superior que o trajeto vai encontrar.
O processo de limpar o caminho para o Eu Superior é chamado de Terapia” 

A automassagem feita com disciplina e constância torna-se uma excelente ferramenta de auto cuidado tanto como complemento de tratamentos como manutenção e prevenção nos processos da busca da saúde integral.

Este artigo é composto de duas partes. A primeira consiste em:
a)introdução;
b)exercícios preliminares;
c)processo meditativo e
d)uma série de automassagem somente para o aquecimento das mãos.

A segunda parte, que tem o foco justamente no título da matéria “ Uma série básica de automassagem”, será publicada mais tarde.

a) Introdução Séries de exercícios, meditações e automassagens são técnicas compartilhadas em minhas aulas de tai ji quan e acupuntura, assim como nos atendimentos realizados em meu consultório. O intuito é, justamente, integrar corpo-mente-espírito para que o quantum energético de cura que está presente dentro de cada um possa aflorar.

Antes de começar qualquer atividade física, alguns procedimentos de alongamentos e aquecimentos devem ser adotados. E, como a automassagem envolve o fluxo energético dos meridianos, é importante que seja feita uma preparação mental para que se possa ficar mais consciente das outras dimensões: energética e emocional.

Mente concentrada, energia direcionada”, da mesma forma podemos afirmar que: quando a mente está sem foco, a energia se dispersa.

b) Exercícios Preliminares
1.Levante e alongue-se espreguiçando.
2.Solte-se girando o corpo no eixo da coluna, de um lado para o outro, com os braços soltos e os joelhos levemente flexionados. (10 vezes para cada lado, no mínimo)

c) Processo meditativo (Alinhamento e Integração)
- Objetivo: construir o estado mental de presença – autoconscientização multidimensional.
- Concentração: foco total no que está fazendo; foco no aqui-agora multidimensional.
- Postura: respiração e concentração – a postura física reflete a postura emocional e mental. Respiração solta e natural.

1.Em pé, eretos, com os pés afastados na largura dos ombros e joelhos levemente flexionados;
2.Relaxe de cima para baixo, conecte o topo da cabeça ao cosmos e o baixo ventre ao centro do planeta, atando-se às energias Yang e Yin respectivamente;
3.A ponta da língua deve tocar o palato duro (teto da boca).
4.Leve sorriso nos lábios, predisponha-se a um verdadeiro sentimento de gratidão no coração; esvazie o peito, enchendo o Tan Tien inferior (ponto central, 4 dedos abaixo do umbigo), propiciando uma respiração abdominal naturalmente.

d) Uma série de automassagem somente para as mãos.
As 10 maravilhas – técnica muito usada na china e difundida no Brasil pelo mestre Liu Pai Lin. Utiliza somente pontos das mãos e pulsos.

Essa automassagem é um excelente instrumento para promover o bem estar geral e será usada como preparação para a execução da série básica, ou como aquecimento para qualquer atividade do nosso dia-a-dia.








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